Nutrição Funcional (Blog N. 125 do Painel do Coronel Paim) - Parceria: Jornal O Porta-Voz

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Nutricionista e chef do RS dão dicas de alimentação na primavera; confira



Frutas e legumes da estação são mais ricos em líquido, diz nutricionista. 
Chef mostra preparo da receita de rolinho de abobrinha com espinafre.

Do G1 RS
Rolinho de abobrinha com pesto de espinafres (Foto: Giovanni Cristofoli/Divulgação)Chef prepara receita com ingredientes da primavera (Foto: Giovanni Cristofoli/Divulgação)













Diversidade de flores, frutos e legumes, e aumento gradativo das temperaturas durante o dia. Essa é a combinação da primavera, estação que começou na manhã desta quinta-feira (22) em todo o Hemisfério Sul.
Para marcar o começo da estação, oG1 RS conversou com uma nutricionista para saber quais são as frutas e os vegetais mais indicados para serem consumidos nesta época do ano por quem mora no Rio Grande do Sul.

"A própria natureza nos fornecer a cada estação o que mais precisamos durante aquele período. As frutas e legumes da primavera são mais ricos em líquido, se preparando para o verão. Os alimentos de outras estações são mais ricos em carboidratos", explicou Carla Haas Piovesan, que é doutora em Medicina e Ciências da Saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica o consumo mínimo de 400g de frutas e verduras por dia. Conforme as orientações da nutricionista, abaixo estão opções para serem consumidos ao longo da estação, e que podem ser encontrados por preços mais baixos, além de estarem mais frescas.

Veja cinco frutas para a primavera:
Colheita de jabuticaba vira turismo rural em Ariquemes, RO (Foto: Eliete Marques/G1)Jabuticabas (Foto: Eliete Marques/G1)
Jabuticaba - a pigmentação bem escura torna a fruta rica em antocianina que, entre uma série de benefícios, combate doenças cardiovasculares e o câncer. A casca possui altos índices dessa substância, por isso a dica da nutricionista é consumir o fruto completo. Muitas pessoas cultivam jabuticabeiras em pátios de casa, livre do uso de agrotóxicos, o que melhora a qualidade da fruta. A jabuticaba também apresenta cálcio, potássio e magnésio.

 
mamão (Foto: Reprodução/TVTapajós)Mamão (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
Mamão - tem uma grande quantidade de enzimas digestivas, que colaboram no funcionamento do trato gastrointestinal. Ajuda tanto na digestão como na saúde do intestino. A fruta é rica em vitaminas e fibras. As sementes contidas no mamão contam com propriedades desintoxicantes, que podem melhorar o funcionamento do fígado. Elas também podem auxiliar o corpo a se livrar de vermes intestinais. Durante a primavera, o mamão tende a ficar mais docinho.
 
Frutas são excelentes fontes de fibras (Foto: Rodrigo Maia/G1)Ameixas (Foto: Rodrigo Maia/G1)
Ameixa - além de conter uma alta quantidade de líquidos, ela é rica em antioxidantes. Eles trabalham no combate do envelhecimento precoce das células da pele. Tem vitamina A, B2, B3, B6, C e K. Pode incluir potássio, flúor, fósforo e até zinco à dieta. Assim como a jabuticaba, a nutricionista recomenda consumir a fruta com casca, desde que bem lavada. A ameixa também se encontra na versão seca, que pode auxliar na perda de peso.

 
Com ajuda do clima, dobra a produção de pêssego em Irati  (Foto: Reprodução RPC)Pêssegos (Foto: Reprodução/RPC)
Pêssego - as propriedades contribuem na prevenção do câncer. A fruta também ajuda na saúde da pele e do intestino. Por conter bastante líquido, colabora na hidratação do corpo, essencial para os dias quentes que se aproximam. Também pode ajudar no controle do diabetes e da obesidade. O pêssego é outra fruta que a nutricionista indica consumir com casca, em função na quantidade de fibras e minerais. É rico em vitamina A e C, além de apresentar outras vitaminas, como K e E.
 
Pesquisadora testa abacaxi sem agrotóxico (Foto: Divulgação/UFT)Abacaxi (Foto: Divulgação/UFT)
Abacaxi - contém vitamina C que ajuda a melhorar a digestão e regular a diurese do organismo. Vale chamar a atenção, pois a vitamina C não é armazenada pelo corpo, então é preciso consumi-la regularmente, diz a nutricionista. Também tem fósforo, cálcio, ferro, zinco e magnésio, esse que ajuda no fortalecimento dos ossos. Por ser uma das frutas mais cultivadas no litoral gaúcho, o abacaxi pode ser adquirado no estado por um valor a quilo mais baixo. O consumo da fruta também estimula o comércio local.

Confira três legumes para a estação:
A abobrinha, o pepino e a cenoura também apresentaram aumento (Foto: Reprodução / TV Tem)Abobrinhas (Foto: Reprodução /TV Tem)
Abobrinha - rica em antioxidante, ela promove, de modo geral, a saúde de todas as células do corpo. Tem uma série de fibras que ajudam tanto na digestão quanto no funcionamento do intestino. A nutricionista ressalta a capacidade da abobrinha em dar saciedade, o que é bom para que busca emagrecer. Outra dica é usar o alimento de modo criativo para adaptar receitas tradicionais. A casca da abobrinha pode ser usada na base de mini-pizzas ou, se cortada bem fina, pode até virar um espaguete.
Agricultora de Morretes ensina receita para preparar chuchu gratinado (Foto: RPC TV Maringá/Reprodução)Chuchus (Foto: Reprodução/RPC TV Maringá)
Chuchu - pode servir de base para muitas receitas. A dica da nutricionista é usá-lo para fazer massas de bolos e refogados, além de servir para acompanhar temperos. É um alimento bastante versátil, combinando com diversos outros ingredientes. Possui poucas calorias, não contém colesterol nem gorduras saturadas. Ele também é rico em fibras, o que dá saciedade. É uma excelente fonte principalmente de vitamina C, que colabora na prevenção dos danos causados às células.
Folhas de espinafre (Foto: Divulgação/G1 )Folhas de espinafre (Foto: Divulgação/G1 )
Espinafre - é um vegetal de cor verde escura importante para a saúde dos ossos, uma vez que é rico em ácido fólico. Possui pelo menos três vitaminas: A, C e K. É uma folha leve, mas contém cálcio e ferro. Entre os benefícios de consumir espinafre estão: melhora na digestão, ajuda na prevenção da constipação e colabora para manter os níveis de açúcar baixos no sangue. Por ter poucas calorias, é considerado um bom alimento para quem busca perder peso.

A partir das sugestões da nutricionista, o G1conversou com o chef Giovanni Cristofoli, que elaborou uma receita para o começo da primavera. Confira os ingredientes e o passo a passo:
Rolinho de abobrinha com pesto de espinafres (Foto: Giovanni Cristofoli/Divulgação)Rolinho de abobrinha com pesto de espinafres
(Foto: Giovanni Cristofoli/Divulgação)
Rolinho de abobrinha com pesto de espinafres
Para o rolinho:
- 1 undidade de abobrinha italiana (+/-400g)
- 1 pitada de sal
- 1 pitadada de pimenta do reino
- 1 colher de azeite de oliva
Para o pesto:
- 1 molho de espinafre
- 100 g de queijo parmesão
- 1 dente de alho
- 100 g de castanhas do pará
- 200 ml de azeite de oliva
Bacon caramelizado:
- 100 g de bacon
- 50 g de açúcar
Modo de preparo:
Cortar horizontalmente a abobrinha em fatias de meio centímetro e temperar com sal e pimenta. Aquecer uma frigideira com azeite e dispor as abobrinhas de modo que não se sobreponham. Doure os dois lados e reserve-as.
Para o pesto, ferva a água é adicione as folhas do espinafre, aguardando 2 minutos. Neste meio tempo, reserve um recipiente com água fria para colocar as folhas após os 2 minutos.
Misture todos os ingredientes no liquidificador, adicionando as castanhas por último.

Para o bacon, pique ele em pequenos cubos e frite-os. Adicione o açúcar e espere caramelizar. Em seguida, monte uma camada de abobrinha, pesto e bacon e enrole as pontas da abobrinha por cima, prendendo com um palito.

Postado por Carlos PAIM

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial