Nutrição Funcional (Blog N. 125 do Painel do Coronel Paim) - Parceria: Jornal O Porta-Voz

domingo, 13 de setembro de 2009

Soro de leite especial






Blocos





Em um laboratório, cientistas querem mudar os recordes de atletas campeões. Nada de doping. A idéia é mexer só no café da manhã. Por enquanto, quem corre são os ratos, alimentados com um soro de leite especial, que teve as moléculas de proteínas quebradas em laboratório. As cobaias surpreenderam os cientistas.

“Percebemos que estávamos na frente de uma coisa importante quando fizemos o teste exaustivo e observamos que o desempenho físico dos ratos que receberam a dieta com a proteína parcialmente hidrolisada tiveram um desempenho 2,6 vezes superior aos que receberam a proteína normal. O fôlego deles foi maior e a recuperação, mais rápida”, revela a nutricionista Fernanda Mota Veiga Pimenta.

Se funcionou nas cobaias, por que não nos homens? O teste em humanos é o próximo passo da pesquisa. Os cientistas agora querem colocar os atletas para correr.

“Nós estamos justamente tentando comprovar que as propriedades observadas no animal também são factíveis de ocorrerem no homem e daí resultarem em uma vantagem para o indivíduo comum, principalmente para o atleta”, diz o professor de nutrição Jaime Amaya Farfan, da Universidade de Campinas (Unicamp).

Mas é preciso cuidado. O soro de leite que duplica o fôlego não é o mesmo encontrado à venda no comércio.

“O soro de leite que é vendido no supermercado é um subproduto que tem propriedades boas, mas não é o mesmo soro utilizado hoje na indústria farmacêutica para pacientes em estado debilitados ou até mesmo para quem pratica atividades físicas”, distingue a nutricionista Fernanda.

As descobertas científicas costumam confirmar o conhecimento popular. Bem antes da criação dos remédios, era a comida que salvava vidas nas sociedades primitivas. De geração em geração, as receitas passaram de mão em mão e ajudaram a Humanidade a compreender que a cura para todas as doenças quase sempre está na natureza.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial